Nesta quinta-feira (8), recebi a visita do embaixador da Finlândia, Markku Virri, e da primeira secretária, Marja Suhonen, acompanhados de comitivas do Itamaraty e do Tratado sobre Comércio de Armas (Arms Trade Treaty – ATT).
A reunião teve como propósito discutir o PDC 298/2015, que trata do comércio internacional de armas. Sou o relator dessa proposição na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO).
Durante a reunião, o representante da Finlândia, país depositário do ATT, informou que o tratado pretende ajudar os países a evitarem o comércio ilegal de armas. Alertei sobre os problemas da segurança pública no Brasil e disse que é preciso tomar as providências necessárias para evitar o caos. Representante da Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou interesse em colaborar com o país.
Integraram a comitiva do Itamaraty o secretário Ernesto Mané, da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis, e o secretário Igor Resende, da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares, já a comitiva do ATT foi composta pelo presidente da 3ª Sessão da Conferência de Estados Participantes (3º Session of the Conference of States Parties to ATT – CSP3), embaixador Klaus Korhonen, pelo chefe do secretariado Dumisani Dladla e pela assessora Lida-Maria Tammi.